SUGESTÕES DE ATIVIDADES


    1. Relacionar o Sol com sensações - sentir o calor do Sol, o frescor da chuva e do vento. 

    2. Relacionar o Sol (Vento) com brinquedos - Trabalhar com a classe na feitura de pipas e cata-ventos (origami).

    3. Relacionar o Sol (Luz) com a vida - Trabalhar a experiência da germinação do grão de feijão.

    4. Relacionar o Sol (Luz) com cores - Realizar ( com a ajuda do Professor de Ciências) uma experiência sobre a cor de um objeto.

    5. Relacionar o Sol com Arte (Música?Dramatização) - Realizar uma análise e dramatização da música de Caetano Veloso, Luz do Sol, mostrando como o poeta capata de forma belíssima e cientificamente exata, parte do ciclo da energia solar na Terra.


    6. Realizar uma dramatização da  musica de Toquinho e Vinicius de Moraes,  O Girassol,  enfatizando o movimento de acompanhamento do Sol pela flor, a sua cor naturalmente deslumbrante e a sua alegria pelo recebimento do calor e energia. 

COMO FAZER UM PRAXINOSCÓPIO

Praxinoscópio é um aparelho que projeta em um tela imagens desenhadas sobre fitas transparentes, inventado pelo francês Émile Reynaud (1877). A princípio uma máquina primitiva, composta por uma caixa de biscoitos e um único espelho, o praxinoscópio foi aperfeiçoado com um sistema complexo de espelhos que permite efeitos de relevo. A multiplicação das figuras desenhadas e a adaptação de uma lanterna de projeção possibilitam a realização de truques que dão a ilusão de movimento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário